Revisão de Originais


           A Revisão de Originais dará especial atenção aos aspectos listados abaixo. A lista não é exaustiva, embora compreenda os principais problemas apresentados na elaboração de textos ficcionais, por aprendizes e até mesmo por veteranos. Não é correção ortográfica nem busca de estilo, é sim um olhar técnico sobre o material produzido pelo autor, com o objetivo de alcançar a melhor expressão possível dentro de seus parâmetros e limites. Assim, serão avaliadas as escolhas do autor considerando suas características mais evidentes, para lhe oferecer soluções técnicas que julgue mais adequadas, conforme o caso. Não há um receituário a ser aplicado. Ou seja, não haverá tentativa de forçar em determinadas direções, mas mostrar hesitações e possíveis erros de acordo com o próprio caminho escolhido pelo autor dos originais.
Nesse sentido, é recomendável que o material submetido à Revisão tenha passado antes por uma criteriosa Leitura Crítica, do autor e/ou de outros leitores, para não corrermos o risco de perda de tempo, trabalho e dinheiro. Isso porque, no caso de extração posterior de um grande bloco de texto, por exemplo, estará perdida, também, toda energia ali investida quando da Revisão, se esta vier antes da Leitura Crítica.
            Não é preparação de originais para edição, serviço em geral a cargo da editora.
            Se buscamos um nome, é assessoria literária.
            Outro objetivo deste serviço é habilitar o autor, para que num segundo momento incorpore ao seu repertório as técnicas e soluções tópicas aqui aplicadas.
            
            Aspectos a serem observados:

·         Personagens: caracterização, dizer/mostrar, psicologia, etc.
·         Voz narrativa: quantidade e tipos de narradores.
·         Linguagem: clichês, modismos, rebuscamentos, gírias, expressão inadequada, redundância, etc.
·         Vocabulário: adequação ao personagem, ao narrador, ao tema, à situação, aos assuntos, etc.
·         Clareza, coesão, unidade, etc.
·         Uso de recursos estilísticos: paródia, pasticho, amplificação etc.
·         Etc.

            Método e características do trabalho

            Os textos deverão ser apresentados em Word, tamanho 12, espaço 1,5 cm, 70 colunas no máximo, com margem de 3 cm. O arquivo deverá ser remetido por e-mail, em formato texto, para leitura e revisão em vídeo. Caso o autor não disponha de editor com o recurso “Revisão”, ou não possa acessar arquivos com as sugestões feitas nesse modo, poderá remeter o texto via correio, dentro das características anotadas acima, com impressão em apenas um lado do papel, tamanho A4, mas com espaçamento de no mínimo 4 cm nas margens laterais, para anotações. Neste caso, as despesas de ida e volta do material serão acrescidas ao preço do serviço.
            Fico à disposição para maiores explicações, por e-mail ou telefone, quanto a possíveis dúvidas e melhor aproveitamento das sugestões apresentadas.
           
            Prazo: para textos até 250 páginas, o prazo máximo será de um mês, a contar da primeira parcela compensada. Acima desse número de páginas, será necessário consulta prévia.

            Atenção: não serão aceitos textos de poesia.

            TABELA DE PREÇOS (por página)

Até 20ª página, inclusive
Da 21ª a 120ª página, inclusive
Da 121ª página em diante




Na solicitação adicional de Leitura Crítica, será acrescido 50% ao preço final e o prazo será revisto.

            Pagamento: A combinar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu e-mail não será divulgado.