Leitura Crítica


            A Leitura Crítica observará em especial os tópicos listados abaixo. Será realizada a análise literária do material e um esboço crítico posterior. A lista, a exemplo da ocorrência na Revisão de Originais, não é exaustiva nem precisa estar toda ela presente na Leitura, uma vez que cada texto possui seus modos próprios de apresentação e desenvolvimento. Nesse tipo de trabalho, os aspectos materiais próprios da Revisão não serão levados em conta, a não ser quando estritamente necessário. Aqui estaremos num plano mais abstrato, valorativo, cuja ênfase recairá nas articulações conceituais representadas pelos diversos aspectos da narrativa. Serão observadas a linguagem e a estrutura enquanto indutores, juntamente com seus componentes, dos significados textuais mais amplos. Quando muito, serão observadas a pertinência e a oportunidade dos temas e assuntos.
            Não haverá vinculação expressa quanto a gêneros, salvo se houver algum pedido de orientação por parte do autor. Isso não impede alguma sugestão ou observação de aspectos desse ou daquele gênero, mas isso dentro do “espírito” do texto apresentado para análise.
            Nesse sentido, serão analisados romances, novelas, contos, capítulos, trechos.
            A Leitura respeitará as ideias veiculadas pelo autor, havendo apenas anotação de ideias incoerentes, fora de contexto, gratuitas, fracas ou ultrapassadas, caso ocorram. Portanto não se trata, aqui, de uma Leitura ideológica, mas de procurar identificar suas articulações e motivações nas personagens, no tema, nos assuntos, sua adequação ao plano geral da obra e seu desenvolvimento. O objetivo é saber se o autor atingiu o alvo, se cumpriu o seu desejo conforme o prometido, se há coerência narrativa/ficcional no tratamento dado ao material criativo. E, acima de tudo: desenvolver as potencialidades do texto.
            Alguns aspectos analisados aqui são muitas vezes os mesmos observados na Revisão, porém com uma preocupação mais estruturante, para verificar se sua articulação é eficaz e relevante ao caso em vista, se ocorre de modo necessário, justificado e coerente do ponto de vista da própria narrativa.  
             Nessa etapa de abordagem dos originais não há preconceito algum quanto aos temas e assuntos, parto da premissa básica de que todos, todos eles podem ser abordados pela literatura. O que estará em jogo, portanto, será a maneira, os recursos narrativos e estilísticos utilizados na fatura do texto. Em todo e qualquer caso, evitarei qualquer receituário técnico ou ideológico para a abordagem desse ou daquele tema. Procurarei, ao máximo possível, apontar equívocos ou indicar caminhos, seguindo as próprias pegadas do original.
           
            Aspectos a serem observados:

·         Personagem: construção, desenvolvimento, densidade, tema, função, psicologia, (in)coerência, rede de relações, etc.
·         Narrador: posição, funções.
·         Linguagem: impressiva, expressiva, adequação ao tema, à personagem, à situação, etc.
·         Tempo/espaço: interno, externo, progressão, inversão narrativa.
·         Etc.

            Método e características do trabalho

            Os textos deverão ser apresentados em Word, tamanho 12, espaço 1,5 cm, 70 colunas no máximo, com margem de 3 cm. O arquivo deverá ser remetido por e-mail, em formato texto, para leitura e revisão em vídeo. Caso o autor não disponha de editor com o recurso “Revisão”, ou não possa acessar arquivos com as sugestões feitas nesse modo, poderá remeter o texto via correio, dentro das características anotadas acima, com impressão em apenas um lado do papel, tamanho A4, mas com espaçamento de no mínimo 4 cm nas margens laterais, para anotações. Neste caso, as despesas de ida e volta do material serão acrescidas ao preço do serviço.
            Além das anotações e sugestões, integrará a Leitura Crítica um parecer técnico detalhado, quando necessário, dos aspectos nela abordados. Aqui será feito um apanhado geral da análise e da crítica, com argumentação e fundamentação teóricas, dos aspectos anotados nos originais. Esse relatório será enviado em arquivo separado, vedado seu uso para qualquer outro fim que não seja o aqui indicado e explicadoA sua utilização em orelhas, introduções, resenhas ou qualquer outro material de divulgação escrito ou eletrônico, deverá ser submetida à consulta e à autorização expressa.
            Fico à disposição para maiores explicações, por e-mail ou telefone, quanto a possíveis dúvidas e melhor aproveitamento das sugestões apresentadas.

            Prazo: para textos até 250 páginas, o prazo máximo será de um mês, a contar da primeira parcela compensada. Acima desse número de páginas, será necessário consulta prévia.

            Atenção: não serão aceitos textos de poesia.

            TABELA DE PREÇOS (por página)

Até 20ª página, inclusive
Da 21ª a 120ª página, inclusive
Da 121ª página em diante



Na solicitação adicional de Revisão de Originais, será acrescido 50% ao preço final e o prazo será revisto.

            Pagamento: A combinar.

4 comentários:

  1. Olá, Dedé C, obrigado por sua visita.
    Posso enviar os orçamentos por e-mail,
    através do meu: marcelodegrazia@msn.com

    Obrigado,
    Marcelo

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?

    Estou escrevendo um romance, na verdade já o escrevi, mas estou reescrevendo. Deste material (de reescrita) tenho cerca de 24.000 palavras que considero prontas e gostaria de saber se você faz esse tipo de análise de uma obra em andamento? Se sim, como podemos tratar para que você critique minha escrita?

    ResponderExcluir

Seu e-mail não será divulgado.